terça-feira, 30 de novembro de 2010

"Ter talento não basta para vencer. Também é preciso apoio, trabalho e sorte - muita sorte." Malcolm Gladewell



Mainha foi ao médico e trouxe do consultório um presente para mim... Ela adora ler todas as revistas que tem lá enquanto não é atendida e adora mais ainda rouba.las para mim!... Quando chegou em casa me mostrou a capa impactante : Sucesso... Como? E eu aguardei ansiosa, pedindo para ver, enquanto ela ela lia alguns trechos para mim... Até que então ele me entregou a revista! Li como se estivesse comendo algo com fome!... A reportgem era muito boa! Falava sobre o Malcoln Gladwell e suas pesquisas sobre o sucesso... Fiquei encantada!... Comentei sobre ele com todos os meus amigos, e li a reportagem inteira (6 páginas...) para alguns deles!... Bem, o que ele diz é fácil mas não é simples... Até então intuia sobre algo parecido, sempre desejei um grupo, firme, forte que tivesse meu apoio e me apoiasse... E é isso que ele diz depois de alguns anos de estudo sobre porque algumas pessoas tem sucesso e outras não... O apoio é ingrediente indispensável para a mistura do sucesso, sem ele não é possível se dedicar o sufiente a determinada coisa e se tornar realmente bom naquilo é a chamada regra das 10 mil horas, tendo sido feita uma pesquisa na Academia de Música de Berlim que ilustra de modo definitivo essa tese, os alunos foram dividos entre futuras estrelas, futuros bons músicos e futuros bons professores de música, onde os psicólogos descobriram que os futuros solistas tinham, aos 20 anos, 10 mil horas de prática, os bons músicos 8 mil e os medíocres apenas 4 mil... O mais chocante é que não se descobriu um único músico que brilhasse sem esforço, sendo necessarias circunstâncias especiais para que as pessoas conseigam esse tipo de dedicação o apoio social e sobretudo familiar determinam o sucesso!... Então para realmente entender os fora de série, temos de olhar ao redor deles: para a cultura, para a família, para comunidade e até para geração em que nasceram!... Segue um guia prático do sucesso, e desejo a todos sorte, muita sorte para ajudar!!!
Obrigada mainha!


Guia prático do sucesso
O que as pessoas que estudam os bem-sucedidos aprenderam.


1. Não existe sucesso sem trabalho duro, por toda uma vida. O gênio que alcança glória e fortuna sem esforço é lenda urbana. Mozart, Einstein, Bill Gates: todos perfeccionistas obcessivos.

2. O entorno é o que define. Não existe sucesso sem apoio da família ou de uma comunidade que dê apoio. Um homem o uma mulher sozinhos não vão a lugar nenhum.

3. É de pequeno que se torce o pepino, não é? A sdversidade na infância ou a noção de valor aprendida com pais austeros é uma presença constante na história dos homens de sucessos.

4. A prática que produz excelência leva tempo. Antes de aparecer para o público, artistas, esportistas e cientistas passam anos no anonimato, construindo.

5. Tenacidade. Quem conhece o temperamento dos vencedores diz que eles não se abatem com facilidade. Distinguem.se por seguir em frente apesar das (inevitáveis) decepções.

6. Conte com a sorte. Sem ela na forma de circunstâncias favoráveis, a carreir poderá nunca alçar vôo de verdade.

7. Se você trabalhar duro e tiver sorte, é provável que descubra ter talento. Se não se dedicar o suficiente e tudo der errado ao seu redor, vai descobrir que talento não ajuda muito. Vale o mesmo para inteligência, charme, beleza, aptidão física...

Um comentário:

  1. No dito mundo contemporâneo as relações entre pais e filhos estão cada vez menos intensas e para uma grande parcela esta relação inexiste. Os pais deveriam ser difusores do saber ,os principais orientadores nessa grande faculdade insana que é a vida, porém, o que se observa é um grande distanciamento entre a família ,e ,uma maior intimidade entre os que são julgados como “amigos”. Saber que existem “mainha(s)” que difundem o saber para sua(s) filha(s) “blogueira(s)” traz-me uma enorme satisfação. Se uma filha faz citações semânticas de sua genitora em seu portal para o universo digital, podemos deduzir que existe ai uma forte ligação afetiva entre ambas.Se fossemos contabilizar a quantidade de verba que gastaríamos com revistas interessantes efetivamente o montante seria alto. Geralmente nesses consultórios as revistas mais interessantes ficam escondidas e poucos seres dão a devida importância á elas. Pegando emprestadas algumas palavras de Mahatma Gandhi... se você tem uma coisa e não usa está roubando de alguém. Então sua “mainnha” agiu de forma magistral levando a revista para você .Realmente "Ter talento não basta para vencer. Também é preciso apoio, trabalho e sorte - muita sorte." Malcolm Gladewell . As pessoas ditas normais pensam que para obter algum tipo de êxito não é preciso fazer sacrifício e se dedicar: Doce ilusão!Algum dos milhares de escritores que tive a oportunidade de ter acesso ás obras disse-se que : O talento nasci da solidão.È preciso estar sozinho em algum momento para se dedicar realmente a um projeto de vida e buscar incessantemente o ápice duma montanha de conhecimento que não tem fim.

    A.bellharar

    ResponderExcluir